Ubuntu chega na Windows Store, Suse e Fedora também serão adicionados ao Windows Subsystem for Linux

Ubuntu chega na Windows Store, Suse e Fedora também serão adicionados ao Windows Subsystem for Linux

Na sua conferência Build 2017 realidade hoje a Microsoft anunciou que o Ubuntu acaba de chegar an Windows Store.

A empresa revelou que está trabalhando também com a Fedora e Suse para trazer suas distribuições para o Windows Subsystem for Linux (WSL) Subsistema Windows para Linux no Windows 10- que eventualmente serão disponibilizados na plataforma de apps da Microsoft.

Na Build 2016 do ano passado a empresa de Redmond anunciou planos para trazer o Bash para o Windows. Os frutos destes trabalho foi o WSL, uma camada de compatibilidade para rodar binários executáveis do Windows (no formato ELF) nativamente no Windows, que foi lançado com o update de aniversário do Windows 10 lançado em agosto de 2016. A Microsoft também formou uma parceria com a Canonical para permitir que ferramentas e utilitários do Ubuntu  rodam nativamente em cima do WSL.

.

Ao trazer o Ubuntu para  a Windows Store, a empresa está facilitando o trabalho de desenvolvedores para instalar as ferramentas e rodar aplicativos Windows e Linux lado a lado. Trabalhar com outras empresas Linux mostra que o acordo com a Canonical não foi algo isolado mas sim algo de um investimento maior no mundo Linux.

.

Novas builds do Windows 10 continuam a adicionar mais recursos ao WSL, com o mais recente sendo lançado no mês passado. A Microsoft vê o WSL primariamente como uma ferramenta para desenvolvedores e aqueles que trabalham com projetos Open Source. Ainda sim é de se imaginar que em um futuro próximo usuários também possam se beneficiar da possibilidade de utilizar apps Linux.

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.