Análise SciFi, Fantasia,Distopias e séries afins

Análise SciFi, Fantasia,Distopias e séries afins

Voltando as nossas idolatradas séries scifi atualmente estamos passando por um período nebuloso em termos de boa ficção, tanto na TV quanto nos cinemas, sim temos transformers mas acredito que ele se encaixe mais na categoria aventura com robôs gigantes do que scifi propriamente dito.

Na verdade atualmente fica difícil dizer o que é sci-fi exatamente, mas primeiro  vamos aos conceitos :

“Este tipo de gênero pode consistir numa cuidadosa e bem informada extrapolação sobre fatos e princípios científicos, ou abranger áreas profundamente rebuscadas, que contrariam definitivamente esses fatos e princípios”

Mas algo interessante pode ser observado ao se procurar o significado de Sci-Fi

“Há, evidentemente, muitos casos de obras que se situam na fronteira do género, usando a situação no espaço exterior ou tecnologia de aspecto futurista, apenas como decoração para narrativas de aventuras ou de romance, e outros temas dramáticos típicos; um bom exemplo será a série Star Wars, Star Trek, Battlestar Galactica e muitos filmes de ação produzidos por Hollywood.

Os fãs da ficção científica hardcore verão estes filmes como exemplos de fantasia, enquanto que o público em geral tenderá a colocá-los no âmbito da ficção científica.”

.

Acredito ser este o caso da maioria das séries atuais como Terra Nova, Falling Skies, e Doctor Who, a ciência é um background para aventuras “High Tech” ou para uma fantasia com tecnologia que ainda não existe ou é apenas teórica.

Terra Nova e sua ficção de fundo para aventuras jurassicas

Fringe talvez possa ser considerada um pouco mais fiel a temática scifi visto que explora de forma mais profunda um tema recorrente que são os mundos paralelos, mas segue a linha arquivo-x com casos variados.

Ainda sim a linha entre fantasia e Scifi é estreita e complicada de definir, Rod Sterling tinha uma visão interessante, ele define fantasia como “o impossível tornado provável” e ficção como o “improvável tornado possível”.

Bem é uma discussão que pode continuar eternamente mas acho que já temos uma idéia geral do que é scifi mas ainda  existe um pequeno nicho de filmes que muitas vezes empresta um pouco do estilo ficção para moldar o seu mundo, as distopias.

.

O nome é até estranho mas se você fez alguma associação com utopia esta no caminho certo, as distopias mostram futuros alternativos onde existe um utopia negativa, um estado totalitário e controlador e a tecnologia é usada como ferramenta para  controle da sociedade.

Alguns bons exemplos de filmes assim são 1984, um clássico tanto da literatura quanto do cinema, The Hunger Games ( Jogos Vorazes no Brasil) , Children of Men, Equilibrium, Babylon A.D, Blade Runner ( Scifi+ Distopia) entre outros.

A distopia totalitarista de Equilibrium

Então afinal de contas começamos a acreditar que uma ficção pura na verdade não exista realmente porque muitas vezes o charme de um filme se dá pela mistura de elementos ou sub gêneros como o Steampunk ( onde é mostrado um mundo onde a tecnologia a vapor foi levada aos seus limites sendo utilizada em aviões e carros, além de ter um estilo visual peculiar ).

.

E sinceramente podemos pensar também que ficção pura pode ser um tanto quanto chata as vezes por mais geek/nerd que você venha a ser, um pouco de aventura e fantasia não faz mal a ninguém .

E seguem  algumas séries recomendadas, tentando separa-las entre scifi e fantasia

Sci-fi

Fringe –Estilo arquivo-X mas segue uma linha baseado em universos paralelos

Terra Nova – No futuro com o planeta poluído a humanidade encontra uma forma de viajar para o passado mas em uma linha do tempo alternativa não alterando o futuro desta forma mas ganhando uma segunda chance.

Doctor Who – As aventuras do ultimo Time Lord protegendo o universo de todo tipo de criaturas, em sua elegante maquina do tempo, o Tardis .

Falling Skies  – Segue uma familia após a invasão da Terra por Aliens, a formação de um movimento de resistência e sua luta para sobreviver ( Walking Dead com Aliens)

Fantasia

Game of Thrones – Baseada nos livros de George R. R. Martin

“A série de televisão segue as múltiplas histórias dos livros de A Song of Ice and Fire. Se passando nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”, Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgi”

Supernatural – As ja famosas aventuras dos irmãos Winchester na luta contra o sobrenatural

Warehouse 13

Seria um Fringe mas com tom de comédia e os casos são baseados em torno de artefatos “mágicos”

Sanctuary-

A série estrela Amanda Tapping como Dr. Helen Magnus, um dos primeiros médicos do sexo feminino no Royal College durante a Inglaterra vitoriana.

Dr. Magnus assume santuário seu pais para criaturas sobrenaturais, recolhidas de todo o mundo. Em seu trabalho com estas criaturas, a Dra. Magnus recebeu longevidade idade. Ela é acompanhado por sua filha Ashley, interpretada por Emilie Ullerup e jovens residentes psiquiátricos Dr. Will Zimmerman, interpretado por Robin Dunne, que pode ter o que fazer para se tornar o seu novo pupilo.

Haven –

Shrewd e a agente secreta especial da FBI, Audrey Parker (Emily Rose) teve seu passado perdido e uma possibilidade de tornar-se paranormal.

Quando ela chega no pequeno bairro de Haven, Maine, em um caso rotineiro, ela logo encontra-se presa com a volta do “The Troubles” (“Os problemas”), uma praga da aflição sobrenatural que ocorreu no bairro pelo menos uma vez antes. Se isso não fosse o suficiente para atingí-la, ela também encontraria um atalho  que poderia conduzí-la para a sua mãe, cuja mesma nunca conhecera.

Once Upon a Time –

A história é situada na cidade fictícia de Storybrook, no interior do Maine, onde os habitantes são como personagens de contos de fada. Eles vivem sob o domínio da prefeita Regina (Lana Parrilla, “Miami Medical” e “Swingtown”), que representa a Rainha Má.

O principal objetivo de Regina é destruir Mary Margaret, que representa a Branca de Neve (Ginnifer Goodwin, de “Big Love”). Esta, após ser salva por seu ‘Príncipe Encantado’ (Josh Dallas), decide revidar utilizando as mesmas armas. Assim, ela contrata Rumplestiltskin (Robert Carlyle, de “Stargate Universe”), um especialista em magia negra.

Enquanto isso, Henry (Jared Gilmore, de “Mad Men”), o filho adotivo de Regina, tenta localizar Anna (Jennifer Morrison, de “House), sua mãe biológica, para que juntos possam anular o feitiço que a Prefeita lançou sobre os habitantes de Storybrook.

Percebam que as series colocadas na categoria SciFi não são representantes fieis do gênero mas são as que chegam mais perto

Game of Thrones e Falling Skies estão em hiatus mas as outras estão ativas.

Séries Recomendadas mas que já estão fora do ar:

Firefly

Battlestar Galactica

Babylon 5

Space Above and Beyond

Terra Nova

Bem se eu deixei alguma série de fora que vocês acreditam que vale a pena postem nos comentários e irei incluir na lista.

Bonus: Featurette do filme Golden Compass mostrando o lado Scifi/Steampunk da obra

 Tem alguma recomendação de série/filme relacionado ao post ? Escreva nos comentários abaixo:

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.