Intel Turbo Boost, como desativar/ativar

Intel Turbo Boost, como desativar/ativar

Nos  processadores i5 e i7 o recurso TurboBoost que altera a velocidade do processador para a maior permitida pela temperatura de operação vem ativado por padrão, ou melhor é ativado sempre que o processador chega a 100% de utilização.

Para desativar o turboboost basta abrir as opções avançadas de energia, aqui você pode escolher alterar um plano existente ou criar um plano novo, os passos são os mesmos praticamente.

1- Selecione um plano existente e clique em alterar configurações de energia avançadas

2- Em seguida basta ir até a opção estado de desempenho máximo e selecionar a porcentagem que você deseja

** Importante:

O estado de desempenho mínimo sempre deve ser menor que o desempenho máximo  para que o processador possar trabalhar em clocks mais baixos quando você não precisar da sua capacidade máxima de processamento.

Aqui eu utilizo 3 perfis – Processador i5 2410M 2.30 GHZ – .

1- 2.0 GHZ, estado de desempenho maximo 84 %

2- 2.3 GHZ estado de desempenho maximo 99% ( neste caso mesmo com o processador sendo utilizado ao maximo ele nao ativa o turbo boost)

3- 2.9 GHZ estado de desempenho maximo 100% (padrão do win) neste caso ele ativa o turbo boost sempre que o processador é levado ao maximo

Estes valores – porcentagem – mudam de acordo com a velocidade do seu processador, o processo para ajuste é tentativa e erro mesmo.

Parar criar perfis basta selecionar a opções criar novo perfil no menu a esquerda das opções de energia. A tela abaixo sera aberta, aqui você seleciona um perfil ja existente como base e depois basta seguir os passos acima para ajustar a configuração.

E desta forma é possivel controlar o clock do processador, as vantagens são a menor temperatura e e quando você esta utilizando a bateria é possível realizar um ajuste fino para uma melhor relação durabilidade/poder de processamento.

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.

  • Daniel Ribeiro Abrahão

    a porcentagem minima deixo 100% ou tb diminuo pra 99% ??

    • Bem lembrado, isto acabou não ficando claro no tutorial, se a sua porcentagem máximo é 99% então a miníma também deve ser embora o ideal seja diminuir para 50 ou menos por exemplo, assim o processador pode trabalhar em clocks mais baixos e esquentar menos quando você não precisar de todo o seu poder de processamento.

      Existe um pouco de tentativa e erro também para cada processador.