Como dar o boot no seu pc via rede

Como dar o boot no seu pc via rede

Bem encerrando a série sobre tipos de boot, apresentamos o boot via rede, quando tudo mais falha, usb,cd e magia apelamos para o boot via rede ou pxe como também é conhecido.

Mas afinal o que é um boot via rede?

O boot via rede é um tipo de boot onde o seu computador procura os arquivos para inicialização em um servidor remoto, a grande maioria dos pcs,notes e afins tem a opção na bios de se dar boot pela placa de rede, ao selecionar esta opção seu pc procura um servidor dhcp durante a inicialização que possa lhe fornecer os arquivos necessários para carregar um sistema básico ou ate mesmo um full desktop no caso de Thin Clients.

Aqui utilizaremos um TFTP Server para fornecer arquivos de inicialização para um segundo pc e assim instalar nosso sistema operacional.

GeekZilla TFTP Server
GeekZilla TFTP Server

geekzillatfptserver.exe

151.9 MiB
2329 Downloads
Details
  1. Abra o TFTPBoot.exe e extraia o conteudo para o drive C: , a sua estrutura de pastas deverá estar parecida com a abaixo:
  2. Abra a pasta do programa e clique no arquivo tftpd32.exe.
  3. Quando o programa abrir clique em Settings, mude as configurações para que fiquem iguais as da figura abaixo:
  4. Pressione ok para voltar a janela principal e agora clique na aba “DHCP SERVER” .
  5. Novamente ajuste suas configurações de acordo com a figura abaixo, depois clique em “Save”
  6. Feche o Tftpd32.
  7. Desabilite qualquer Firewall, incluindo o do Windows, coloque sua placa de rede para utilizar um Ip Fixo como 192.168.1.5.
  8. Conecte um cabo direto entre o seu computador e a maquina que você está tentando inicializar.
  9. Inicie o Tftpd32.exe novamente.
  10. Ligue o outro computador e selecione na Bios (fique apertando F2 ou Del ) e selecione a opção de boot pela Rede, chamda de PXE. Salve a configuração e reinicie o computador que sera inicializado.
  11. Uma versão básica do Windows PE (Pre Install Enviroment ou ambiente de pré-instalação), ira ser carregada, pode demorar um pouco, ao final será apresentado um prompt de comando.

Agora que você esta no Windows Pe, você pode fazer tudo que precisa, incluindo formatar os hds da maquina, para instalar um sistema siga os passos abaixo.

  1. Coloque o cd de instalação na maquina onde está o TFTPD e compartilhe o drive de CD, de o nome de compartilhamento de “CD”
  2. Volte ao computador do WinPE e digite no prompt “net use y: \\192.168.1.5”

  3. Será solicitado um nome de usuário e senha, digite,  o nome da conta de usuário do computador onde esta o cd
  4. Será pedida a senha do usuário do pc com o cd em seguida..
  5. Você deve ver a mensagem “the command completed successfully.” Digite “y:” e pressione enter. Digite “setup” e enter novamente. O programa de instalação do cd ou dvd deve inicializar agora.

E esta é a forma de fazer um boot via rede( para instalação do sistema). Duvidas só postar abaixo.

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.

  • ninsi

    mano tentei esses metodos ai mais vc deve ter esquecido de explicar mais alguma coisinha ai so nao sei o que é pq aqui nao deu certo nao mano. espero a explcação. 🙂

    • O tutorial esta completo, basta seguir os passos, o que acontece por vezes é problema de conexão entre os pcs, verique se o cabeamento esta ok.

  • Tadeu

    Olá amigos, esse procedimento o cabo de rede não teria que ser um cabo tipo Crossover? Abraços!

    • Ólá Tadeu, sim, bem observado 🙂 , PC a PC seria Crossover, a não ser que você use um switch.

  • wesley

    quando eu digito,
    net use y: 192.168.1.5cd aparece is not recognized as an internalk or external command,operable program or batch file pq ?

  • Lucas Carvalho Jr

    quando digito
    net use y:\192.168.1.5
    a resposta é
    “System error 67 has occurred.
    The network name cannot be found”
    o que fazer?

    • Provavelmente não existe conectividade entre os pcs que você está usando, que tipo de cabo vc utilizou ? O ip foi fixado corretamente.

      O ideal é vc refazer os passos e ver se não pulou algum detalhe.