29 dicas para otimizar e melhorar o Windows 7

29 dicas para otimizar e melhorar o Windows 7

Pessoal, como percebemos que ainda estavamos recebendo vários acessos ao tutorial das dicas do Windows 7 resolvemos atualiza-lo e corrigir os links quebrados, como falei antes o foco do site mudou um pouco e muito dos tutoriais serão migrados para cursos online mas resolvemos manter a parte de dicas para Windows 7 e em breve Windows 8, quem é da area não vai ter surpresa nenhuma com o tutorial, a idéia é ajudar quem esta começando, são dicas simples mas que melhoram um pouco o sistema.

Aproveitem!

1. Utilize um HD mais rapido (SSD)

Utilizar o Windows 7 em um Hd do tipo SSD da um grande aumento de performance em relação a hds Sata e atualmente você pode comprar um SSDK de 240gb da Sandisk por 300 reais  no Mercado Livre.

2.  Instale sempre as versões mais recentes de drivers

Verifique se o seu sistema possui os drivers mais recentes, especialmente no caso das placas de video e jogos isto pode fazer uma grande diferença, muitas vezes o windows 7 coloca drivers genericos que não possuem a mesma performance do driver fornecido pelo fabricante do dispositivo.

3Mais memória………..

O Windows 7 apesar de funcionar razoavelmente bem com 1gb de ram, precisa de um pouco mais do que isso para ficar realmente solto, o recomendado é 2gb, o ideal é 3gb de ram.

4.  Desligue a transparência 

A transparência utiliza a maior parte dos recursos do Aero. Ela pode ser desabilitada sem desligar o Aero.

5. Desligue efeitos visuais desnecessários

Desligue os efeitos que voce não quer ou não precisa, ou selecione a opção de ajustar o sistema para Melhor performance, as opções mais comuns que podem ser desabilitadas são:

  • Animar janelas quando maximizando e minimizando.
  • Animaçoes no menu Iniciar e na barra de tarefas
  • Transparência
  • Fade e Slide
  • Mostrar sombras sobre menus

6. Habilitar Cache de escrita para dispositivos (Write Caching)

Esta opção geralmente é a melhor para hds externos e internos que precisam de alto desempenho, ideal para dispositivos que não precisam ser removidos constantemente. (não aconselhado para pendrives)

7. Desabilite programas desnecessários na inicialização

Verifique os programas que estão inicializando junto com o windows, muitos programas podem ser desnecessarios e acabam atrasando a inicialização do sistema.

8. Desabilite Serviços de Sistema

Serviços são programas que rodam em segundo plano e nao ficam visiveis, muitos podem ser desabilitados para liberar recursos do sistema.

9. Desligue recursos desnecessarios

Windows 7 tem muitos recursos desnecessarios, aero etc, verifique o que você realmente usa e desligue o resto

10. Desligue o agendamento de desfragmentação de disco

Por padrão a desfragmentação de disco é agendad, para rodar em segundo plano de vez em quando no Win 7. Ter este serviço rodando em segundo plano pode causar lentidão e atividade extra do hd. Você coloca o agendamento para ocorrer quando voce não estiver usando o PC ou simplesmente desligue-o completamente

11. Desfragmente o seu HD

Mesmo desligando o agendamento é aconselhavel que de tempos em tempos você execute uma desfragmentação completa. Ou seu computador ficara um pouco mais lento com o tempo.

12. Desligue Hibernação

Se espaço é um problema para você desligue a hibernação do sistema que pode ocupar ate 1gb de espaço ou mais.

13. Desligue a proteção de Sistema

E se você ainda precisa de espaço, desligue o System Restore, que tambem usa espaço no seu Hd e por vezes torna a maquina lenta ao gravar alterações no sistema. Mas lembre-se que a partir dai você nao tera mais pontos de restauração, você devera criar pontos manualmente ou utiliza aplicativos de backup como o TODO backup que ja apresentamos aqui no GeekZilla.

14. Aumentar a velocidade de abertura de Menus

Isso vai diminuir o tempo que um menu leva para abrir, fechar ou desaparecer gradualmente no Windows 7

15. Habilite o plano alta performance no gerenciamento de energia

Este plano especialmente em notebooks aumenta a velocidade e resposta do Sistema, mesmo usando bateria apenas(as custas de um maior consumo de bateria).

16. Aumentar a velocidade de Hover do Mouse

Isto vai mostrar como mudar o tempo de demora em milisegundos, que o mouse tem que ficar em cima de um item para ele ser selecionado.

17. Reduza o tempo para mostrar os Sistemas Operacionais no Boot

Isto vai mostrar como diminui o tempo em que os sistemas disponiveis são mostrados na tela .Se você nao usa dual-boot(dois sistemas na maquina) pode desmarcar ou colocar o tempo para zero praticamente.

18.  Remova os GadGets

GadGets, aqueles acessorios que ficam pela area de trabalho , pode ser utéis em muitos casos . Mas eles tambem consomem recursos do seu computador, cada um utiliza uma quantidade de memoria de processamento do seu sistema.  Você pode ver quanto memória esta sendo utilizada pelos gadgets através gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc) , ache o processo sidebar.exe e veja quanta memória e processamento ele esta utilizando.

19. Limpeza de disco

Rodar a limpeza de discos ira remover arquivos desnecessarios do seu HD.

20. Acelere o tempo de desligamento 

Isto vai permitir que voce altere o “Wait to kill program”, que é o tempo que o Win 7 espera para os programas salvarem seus dados e fecharem..

21. Adicione o Copiar para Pasta e o Mover para pasta ao menu de contexto

Isto permite que você  Adicione o Copiar para Pasta e o Mover para pasta ao menu de context facilitando a copia de arquivos.

22. Logar automaticamente em uma conta de usuario.

Este tutorial ira mostrar como selecionar uma conta para o win 7 fazer logon automaticamente ao iniciar assim você nao precisa esperar e carregar seu usuario cada vez que o sistema entra.

23. Desabilite o pedir senha ao volta da espera

Se voce quer usar o modo de espera, hibernar ou modo hibrido, você pode querer desabilitar a opção de pedir senha para nao perder tempo.

24. Use o modo de espera

Se o seu computador não é um notebook, o modo de espera é uma boa opção quando voce precisa se afastar por curtos periodos de tempo e nao quer desligar o computador completamente, nos notebooks o modo de espera utiliza bateria.

25. Diminua o tempo que as notificações do Windows ficam abertas

Isto vai permitir mudar o tempo que as notificações ficam na tela.

26. Desabilite os thumbnails no Explorer.

Os Thumbnais ou miniaturas podem causar lentidão se em grande quantidade, desabilitando esta opção ira acelerar o windows explorer na visualização de pastas.

27. Ligue o ReadyBoost

Voce pode usar o REady Boost no Win7 com pendrives para tentar acelerar seu pc, caso ele tenha pouca memoria (não faz milagres) ( mas vale tentar com um ssd no quase dos drives hibridos ) .

28. Desinstale programas que não sao uteis 

Muitos pcs vem com duzias de softwares inuteis ou você mesmo com o tempo vai acumulando programas instalados que não são mais necessarios. Procure fazer uma limpeza de tempos em tempos para liberar espaço.

29. Desabilite o Assistente de Compatibilidade

Se você é uma administrador de sistema ou usúario avançado que precisa de performance, desabilitar o PCA, ou Assistente de compatibilidade pode ser util.

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.

  • Pedro Augusto

    O que eu uso é um programa que tem a função de otimização e também é um antivírus, o PSafe Windows. É bem leve, grátis e eficiente. Fica a dica…