10 dos melhores romances pós-apocalípticos (clássicos)

10 dos melhores romances pós-apocalípticos (clássicos)

Algo que sempre fascinou os fãs de ficção é o futuro da humanidade em um cenário pós-apocalíptico, afinal nestas circustâncias você pode ver a verdadeira natureza humana, e a luta para simplesmente continuar existindo, fugindo do padrão e dos livros mais conhecidos criamos esta lista que mostra exatamente o conflito e luta gerados por situações extremas.

Confira nossa seleção que não esta necessariamente em ordem alguma .

10. On The Beach ( A Hora Final )

Publicado: 1957otb-150x150
Autor:
Nevil Shute
Prêmios:
N/A
Ten of the best... Post-apocalyptic novels

Este comovente romance de Shute é focado nos últimos dias da humanidade, a medida que as conseqüência de uma guerra nuclear no hemisfério norte lentamente se arrasta para o sul, matando tudo pelo caminho. Famoso pela sua caracterização e falta de final feliz, não é apenas um clássico da ficção mas da literatura como um todo.

* Este livro possui um ótimo filme em duas partes, A Hora Final ,

mccarthy-road-797341-150x1509. The Road ( A Estrada)

Publicado: 2006
Autor:
Cormac McCarthy
Prêmios:
Pulitzer (2007), James Tait Black (2006)

A atenção dada a este romance é enorme, principalmente devido a adaptação feita para os cinemas. Depois que um evento não identificado destrói o clima na planeta e como resultado, a sociedade, um homem deve partir em uma jornada perigosa através de uma terra devastada com seu filho, mas ele tem sua saúde lentamente deteriorada devido a uma doença.

8. A Canticle For Leibowitz (Um Cântico para Leibowitz)

Publicado: 1960canticle-150x150
Autor:
Walter M Miller Jr
Prêmios:
Hugo (1961)

Este livro, apesar de não ter recebido o devido crédito quanto foi lançado, é tido como uma entrada pioneira no subgênero pós-apocalíptico. O romance é ambientado em um período de vários anos e lida com a propensão auto-destrutiva da raça humana, assim como a natureza cíclica da história e como o avanço tecnológico torna tudo isto ainda mais perigoso.

7. The Death Of Grass ( A morte da Grama * tradução livre)
article-1167090-0463911D000005DC-632_306x423-150x150

Publicado: 1956
Autor:
Samuel Youd (as John Christopher)
Prêmios:
N/A

The Death of Grass lida com o fim do mundo a medida que um vírus destrói plantações no planeta todo. É bem antigo, com uma linguagem dúbia, mas ainda sim é um importante romance do subgênero.

0299200647-150x1396. Level 7

Publicado: 1959
Autor:
Mordecai Roshwald
Prêmios:
N/A

Este romance foi construído de uma forma muito inteligente, não da pistas sobre qual a nacionalidade dos personagens, utilizando de forma astuta termos e retórica que poderia ser aplicada tanto a União Soviética quanto aos Estados Unidos. O livro conta a estória de um soldado permanentemente designado ao arsenal nuclear da sua nação e o que acontece quando a ordem para disparar é dada.


5. Alas, Babylon

Publicado: 1959alas-babylon-150x150
Autor:
Pat Frank
Prêmios:
N/A

Sendo um dos primeiros romances pós-apocalípticos da era nuclear, o que viria a ser um periodo definitivo para este subgênero da ficção, o romance de Pat Frank explora os efeitos da guerra nuclear em uma pequena cidade da Florida, nos Estados Unidos. Dizem que o livro serviu como a principal inspiração da excelente série Jericho* que tem a mesma premissa.

*Disponível no Netflix.

4. I Am Legend ( Eu sou a Lenda)hor1-150x150

Publicado: 1954
Autor:
Richard Matheson
Prêmios:
N/A

Tornado famoso por uma série de adaptações para o cinema, as mais conhecidas sendo Omega Man com Charlton Heston de 1971 e I’m Legend de 2007 com Will Smith, o livro conta a estória de Robert Neville, que parece ser o único sobrevivente de um vírus que devastou o mundo, causando sintomas similares ao vampirismo. O livro possui uma forte mensagem social.

3. Earth Abides ( A Terra Obedece * tradução livre)earthAbidesWeb-150x150

Publicado: 1949
Autor:
George R Stewart
Prêmios:
International Fantasy (1951)

Sendo uma das maiores inspirações de Stephen King para The Stand (A Dança da Morte), Earth Abides é um celebrado romance que lida com a morte da nossa civilização e seu renascimento. Boa parte do conflito do livro gira em torno da reconstrução, e as escolhas em relação a forma que o mundo irá tomar.

*Existe uma mini-série criada por Stephen King do livro A dança da Morte ( disponível apenas no Netflix US por enquanto).


2. Daybreak 2250 ADdaybreak_2250_1-150x150

Publicado:1952
Autor:
Andre Norton
Prêmios:
N/A

Também conhecido como Star Man’s Son, o romance é tido como pioneiro pelo seu tema de busca através de uma paisagem apocalíptica, algo que foi incansavelmente explorado no subgênero. Desafiando toda a razão o livro ainda continua desconhecido do grande público. ( e do pequeno também, esbarrei neste livro quase que por acaso).

1. The Day Of The Triffidstriffids-150x150
Publicado: 1951
Autor:
John Wyndham
Prêmios:
N/A

The Day Of The Triffids continua sendo o romance mais conhecido de John Wyndham. Foi constantemente referenciado e parodiado desde seu lançamento e teve um inegável impacto na temática pós-apocaliptica.
Menções Honrosas: Mary Shelley, The Last Man – Stephen King, A Dança da Morte – David Palmer, Emergence – Larry Niven e Jerry Pournelle, Lucifer’s Hammer – Terry Brooks, The Genesis Of Shannara.

Infelizmente nem todos os livros tem versão em português, mas alguns tem adaptações para o cinema ( dublados ou legendados, a exemplo de The Day Of The Triffids ).

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.