10 dos melhores livros de ficção (clássicos)

10 dos melhores livros de ficção (clássicos)

A ficção científica é um gênero literário que passou por profundas mudanças durante as últimas décadas. E, abaixo, você pode conferir alguns dos livros que influenciaram, direcionaram e inspiraram estas mudanças. Algumas obras são bem conhecidas do público em geral, outras, apesar de parecem obscuras, tiveram influência indireta, por vezes o seu autor preferido se inspirou em uma destas obras menos conhecidas para criar sua própria estória.

Sabemos que existem muitos outros que tiveram destaque ao longo dos anos, mas no momento as obras abaixo são algumas das que consideramos essenciais para o mundo da ficção, mas vocês podem dar outras sugestões de leitura nos comentários abaixo dentro desta temática da ficção clássica.

Confira nossa seleção que não está necessariamente em ordem alguma .

Ten of the best... Science fiction television series

10. The Moon Is A Harsh Mistress 10moon
Publicado: 1966
Autor:
Robert Heinlein
Prêmios:
Hugo (1967), Nebula (1966), Prometheus, (1983)

O romance de Heinlein constrúido de forma elegante envoca algumas das melhores tradições da ficção cientifica, ambientado em um futuro próximo em uma colônica na Lua, que está se preparando para uma revolução contra o controle tirânico exercido pela Terra.

Embora muito do romance não faça exatamente sentido sociologicamente, politicamente ou de uma maneira criativa, ainda é um dos melhores trabalhos já criados no mundo da ficção.

Ten of the best... Science fiction television series

9. Ender’s Game 9Enders
Publicado: 1985
Autor:
Orson Scott Card
Prêmios:
Hugo (1986), Nebula (1985)

Mesmo que você já tenha assistindo ao filme, vale a pena mergulhar no universo de Ender’s Game mais uma vez, já que no livro você consegue entender a fundo as motivações de Ender Wiggin e o que está se passando exatamente na cabeça dele.

Ender’s Game é um marco na ficção cientifica e e academias militares nos Estados Unidos tem inclusive o livro em suas listas de leitura, devido aos elementos estratégicos e sociais/militares que o livro apresenta e analisa.

Sinopse:

Situado na Terra no futuro (2164 até 2170), o romance apresenta uma humanidade em perigo que mal sobreviveu a dois conflitos com os Formics (um exótica espécie de insetóides, normalmente chamados de “abelhudos” pela maior parte da população). Estes alienígenas mostram um comportamento de grupo parecido com o das formigas, e são muito protetores de seu líder, bem como as formigas da Terra protegendo a sua rainha. Em preparação para uma eventual terceira invasão, a Esquadra Internacional mantém uma escola para encontrar e treinar comandantes de futuras esquadras. As crianças mais talentosas do mundo, incluindo o protagonista do romance, Ender Wiggin, são tomadas em uma idade muito jovem para um centro de treinamento conhecido como a Escola de Combate. Lá, os professores vão treiná-los nas artes da guerra através de jogos cada vez mais difíceis, incluindo aqueles realizados em gravidade zero na Sala de Combate onde o gênio tático de Ender é revelado.

Ten of the best... Science fiction television series

8.Flowers For Algernon 8Flowers
Publicado: 1966
Autor:
Daniel Keyes
Prêmios:
Nebula (1966-tie with Babel-17 by Samuel R Delany)

O livro é sobre um homem com um QI muito baixo que se transforma temporariamente num gênio após ser submetido a uma intervenção cirúrgica experimental.

Outro aspecto interessante são os erros de linguagem propositais, algo que torna a tradução deste livro um desafio, álias Flower for Algenon foi traduzido para 30 linguas mas não para o português. Mas existe um filme com o sempre ótimo Matthew Modine como protagonista:

Existe também uma tradução portuguesa do conto original, publicada na antologia De Júlio Verne aos Astronautas, com tradução de Lima de Freitas; certamente vale a pena para quem ficou curioso sobre esta estória que parece não envelhecer com o tempo.

Ten of the best... Science fiction television series

7.We ( Nós)  we
Publicado: 1924
Autor:
Yevgeny Zamyatin
Prêmios:
 Prometheus Award (1994)

Amplamente creditado como a inspiração para o livro 1984 de George Orwell,  Brave New World de Aldous Huxley e Player Piano de Kurt Vonnegut, a obra de Zamyatin tem a dúbia distinção de ser um dos primeiros romances banidos pela censura soviética.

( We)Nós é uma sátira futurista distópica, geralmente considerada o berço do gênero, o livro leva a extremos os aspectos mais totalitários e o conformismo da sociedade industrial moderna, descrevendo um Estado que acredita que o livre-arbítrio é a causa da infelicidade e que a vida dos cidadãos deve ser controlada com precisão matemática baseada nos sistemas de precisão industrial criados por Frederick Winslow Taylor.

Ten of the best... Science fiction television series

6.The Forever War ForeverWar
Publicado: 1974
Autor:
Joe Haldeman
Prêmios:
Nebula (1975)

O romance de Joe Haldeman sobre uma guerra interstelar e o retorno de um soldado para casa que então se vê incapaz de se integrar a uma cultura que mudou muito é altamente alegórico e particularmente triste quando dentro do contexto que o coloca como uma metáfora leve para as próprias experiência do autor em relação a guerra do Vietnam. Ridley Scott parece ser um fã do livro pois tem uma adaptação em produção.

Esta é uma daquelas jornadas que te faz refletir e é que interessante independente do seu final.

Ten of the best... Science fiction television series

5. Childhood’s End (O Fim da Infância)childhoodsend
Publicado: 1953
Autor:
Arthur C Clarke
Prêmios: 
Retro Hugo Award (1994)

Tecendo conceitos macroscópicos de maneira habilidosa e com vários personagens com os quais você pode se identificar para que a estoria possa fazer sentido de forma relativa Childhood’s End é frequentemente citado como um dos melhores romances de Clark. Pode não ter o mesmo nível de fama quanto “Encontro com Rama” Ou “2001: Uma Odisséia no Espaço”, mas este é um clássico que não pode faltar na sua coleção pois ele irá redefinir o seu conceito de paciência e planejamento a longo prazo.

O enredo gira em torno de uma invasão alienígena pacífica da Terra que ocorre durante a Guerra Fria. O planeta passa a ser governado pelos misteriosos Senhores Supremos, que conduzem a humanidade a um período de paz e prosperidade. Contudo, os invasores não permitem que ninguém os vejam e impedem a exploração espacial pela raça humana, o que gera certos focos de resistência.

Ten of the best... Science fiction television series

4.A Fire Upon The Deep 51JJCEWRQEL
Publicado: 1992
Autor:
Vernor Vinge
Prêmios:
Hugo (1993), Nebula (1992)

Escrito de acordo com o complexo estilo de Vinge, este romance cobre uma vasta gama de assuntos. Genocídio, amor, traição, batalhas espaciais e várias áreas da tecnologia, contribuindo para a construção deste excelente livro.

A Fire Upon The Deep relata em uma escala cósmica  a estoria de uma guerra galáctica.

Depois de milhares de anos, várias raças habitam um universo onde o potencial de uma mente é determinado pela sua localização no espaço, de entidades superinteligente no espaço “Transcendental”, até as mentes limitadas nas “Profundezas não pensantes”, onde apenas criaturas simples e tecnologia podem funcionar. Ninguém sabe que força estranha dividiu o espaço nestas “regiões de pensamento”, mas quando o domínio Straumli usa um antigo artefato Transcendental como arma, eles sem querer liberam um incrível poder que destrói milhares de mundo e escraviza toda a inteligência natural e artificial do universo.

Fugindo da ameaça, uma família de cientistas, incluindo duas crianças, são sequestradas pelos Tines, que são uma raça alien com uma dura cultura medieval, e usados como peões em uma luta pelo poder. Uma missão de resgate, que não conta apenas com humanos, deve resgatar as crianças – e um segredo que pode salvar o restante da civilização interestelar.

3.The Foundation Trilogy (A Trilogia Fundação) foundation2_foundation_trilogy_desktop_1920x1080_hd-wallpaper-952495
Publicado:1951-1953
Autor:
Isaac Asimov
Prêmios:
Hugo (1965)

Não existe simplesmente uma nome mais reconhecido na ficção científica do que o de Isaac Asimov, e a trilogia Fundação é indiscutivelmente sua mais popular série.

A trilogia original ( pois Fundação ganhou várias continuações)  descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica.

O objetivo de Asimov ao escrever em forma de uma saga científica e a procura da sabedoria, o primeiro livro da série era descrever em detalhes a queda de chamado por ele de um Império Galático, que nâo é nada além do mundo em que ele viveu, segundo a maioria dos críticos de sua obra. Ou seja, um mundo cheio de contradições, e o surgimento de um outro, científico e com a orientação da verdade e da boa orientação, sem subterfúgios e chamados “golpes baixos” tomando como inspiração a queda do Império Romano. O personagem central da série chama-se Hari Seldon que embora só apareça pessoalmente em três dos livros influencia toda as obras da Fundação através da Ciência que desenvolveu: a Psico-história, com a Informática e o Computador.

Ten of the best... Science fiction television series

2. Dune (Duna)DuneX
Publicado: 1965
Autor:
 Frank Herbert
Prêmios: Hugo (1966), Nebula (1965)

Um dos maiores clássicos da ficção cientifica Dune acompanha a saga da família Atreides em meio a conspirações no Planeta Arrakis, o único do universo capaz de produzir a chamada especiaria, um elemento que prolonga a vida de quem o consume e também permite as navegadores da Guilda Espacial traçar rotas no hiperespaço para realizar viagens interestelares.

Mais especificamente seguimos Paul, o filho do duque Leto Atreides, encarregado pelo imperador com a tarefa de supervisionar a produção da vital especiaria no planeta Arrakis. Claro que nem tudo são flores e além das condições únicas do planeta que dificultam a coleta da especiaria, os Atreides ainda tem que se defende da casa Harkonnen, a antiga responsável pelo planeta e que não está feliz com a mudança. Até certo ponto existe uma guerra fria entre as diversas casas do império, além de muita intriga política.

O livro tem uma construção interessante, Herbert primeiro cria um herói e depois faz o que poucos autores tem coragem, ele desconstrói este herói e a sociedade que ele criou, Dune e suas sequências diretas, Childreen of Dune e Dune Messiah mostram uma estoria envolvendo décadas de conflito onde vários temas como poder absoluto, religião, fanatismo, vícios entre outros são abordados de forma natural e ao longo de décadas na cronologia dos livros.

Existe também uma ótima adaptação para a TV em forma de minissérie.

Ten of the best... Science fiction television series

1.Neuromancer Neuro
Publicado: 1984
Autor:
William Gibson
Prêmios: 
 Nebula, Hugo, e  Philip K. Dick Award

A mais famosa e influente obra de ficção dos anos 80, Neuromancer apresentou seus leitores ao mundo online das redes de computadores as quais nos referimos agora como cyberespaço.

O romance William Gibson conta a estoria de Henry Dorsett Case, um ex-hacker (cowboy, como são chamados os hackers em Neuromancer) que usa sua interface computador-cérebro para acessar a rede global de computadores. Infelizmente para Case, sua habilidade de estabelecer uma comunicação direta com dispositivos externos é cortada quando seu empregador descobre que ele estava roubando informações. Isto deixa Case desempregado e ele vaga por Chiba City( cuja descrição lembra muito o futuro mostrado em Blade Runner) e suas clínicas clandestinas  onde gasta todo seu dinheiro com exames, sem conseguir encontrar uma cura. Drogado, sem dinheiro, desempregado – é nessa condição que Molly o encontra e a trama se inicia, com uma cura para os danos de Case à vista.

Diversos personagens interessantes são introduzidos durante a trama (Molly, Armitage, Wintermute) e vai se descobrindo o passado obscuro de cada um deles no desenrolar da história, que possui um final surpreendente.

O impacto da primeira obra de William Gibson não pode ser subestimado. Alguns críticos sugerem que o romance alterou a trajetória da literatura de ficção científica, enviando o gênero em direções que este poderia nunca ter alcançado sem Neuromancer. No mínimo o livro ajudou a definir, se que é não lançou praticamente, o movimento cyberpunk e introduziu o vocabulário da geração Internet.

Ten of the best... Science fiction television series

The following two tabs change content below.

Redação GeekZilla

O GeekZilla é formado por profissionais das areas de Tecnologia, Tradução e Letras e Design.Algumas notícias não refletem necessáriamente a opnião do site a não ser quando declarado expressamente as fontes são externas.